Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pouteria peduncularis (Mart. & Eichler ex Miq.) Baehni VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-09-2011

Criterio: D2

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Foram identificadas quatro situações de ameaça distintas para a espécie, sendo as principais a fragmentação e a perda de habitat. A primeira abrange as localidades do Ceará, Pernambuco e Bahia. Apesar da ação antrópica presente nas regiões, o impacto da perda de habitat pode ser considerado mais brando por estar em fragmentos maiores e mais conservados sob a ótica ecológica. A segunda abrange os pontos do Estado da Paraíba, onde uma das subpopulações está ao lado de um ponto de intensa mineração e a outra se encontra rodeada por pastos e plantações. Já a terceira foi a mais impactada, abrangendo um ponto do estado do Espírito Santo, onde a perda de habitat é historicamente constante e, em um dos pontos disponíveis (em Degredo, no município de Linhares), a espécie está encurralada por plantações e pastos. Já no segundo local desse estado e quarta situação de ameaça, a espécie encontra-se no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, criado em 1990 e conhecido como um dos centros de maior dessa unidade da Federação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pouteria gardneri (Mart. & Miq.) Baehni;

Família: Sapotaceae

Sinônimos:

  • > Pouteria gardneriana ;
  • > Pouteria peduncularis ;
  • > Chrysophyllum gardneri ;
  • > Discoluma gardneri ;
  • > Labatia ciliolata ;
  • > Labatia lanceolata ;
  • > Labatia ostenii ;
  • > Labatia sapota-anguai ;
  • > Lucuma catocladantha ;
  • > Lucuma gardneri ;
  • > Lucuma gardneriana ;
  • > Lucuma lanceolata ;
  • > Lucuma paraguariensis ;
  • > Lucuma peduncularis ;
  • > Podoluma gardneri ;
  • > Podoluma peduncularis ;
  • > Pouteria catocladantha ;
  • > Pouteria ciliolata ;
  • > Pouteria salicifolia var. ciliolata ;
  • > Pouteria suavis ;
  • > Vitellaria catocladantha ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Candollea ix. 357 (1942). Proximamente relacionada a P. benai (Guiana Francesa) e possivelmente coespecífica de P. gardneri. Se distingue de P. gardneri por possuir folhas relativamente curtas e largas, com ápice obtuso ou arredondado, nervuras secundárias pouco arqueadas e convergentes, e por possuir corola e pedicelo maiores (Pennington, 1990). O autor acredita que P. peduncularis é uma forma extrema de P. gardneri.

Dados populacionais

Brandão et al. (2009) estimaram 2 ind./ ha em um fragmento (área de 48,84 ha) de Floresta Ombrófila Densa em Igarassu, PE. Rocha et al. (2008) registraram 10 ind./ ha em um fragmento de 474 ha na Mata do Campo do Avião, Iguaraçu, PE. Ambas áreas de regeneração florestal. Magnano (2009) registrou 3 ind./ha na Barra do Jucu (área de 307 ha), Vila Velha, ES.

Distribuição

Espécie endêmica, ocorre nos Estados da Bahia, Espírito Santo (Carneiro; Almeida, 2010) e Pernambuco (Rocha et al., 2008; Brandão et al., 2009)

Ecologia

Árvore de 7-8m de altura (Magnano, 2009). Pertence ao grupo ecológica das secundárias iniciais (Brandão et al., 2009). Conhecida popularmente como Sapota-de-brinco (Sodré, 2006). Desenvolve-se em Florestas Ombrófilas não-inundáveis (Magnano, 2009) e restinga (Assis et al., 2004).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Fragmentação do habitat (Rocha et al., 2008; Brandão et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de Dados" (DD). Lista vermelha da IUCN (WCMC, 1998).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Presente no Parque Natural Municipal de Jucarenema, Barra do Jacu, Vila Velha, ES (Magnano, 2009). Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari, ES (Assis et al., 2004).

5.7 Ex situ conservation actions
Situação: on going
Observações: Mudas da espécie podem ser encontradas no Viveiro de Plantas Nativas da Cia. Vale do Rio Doce, ES (Sodré, 2006).

Referências

- CARNEIRO, C.E., ALMEIDA JR., E.B. Sapotaceae. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB014492>. Acesso em: 02/08/2011.

- BRANDÃO, C.F. L. S.; MARANGON, L. C.; FERREIRA, R. L. C.; LINS E SILVA, A.C. B. Estrutura fitossociológica e classificação sucessional do componente arbóreo em um fragmento de floresta atlântica em Igarassu - Pernambuco. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 4, n. 1, p. 55-61, 2009.

- SODRÉ, L. L. Diversidade de espécies da Mata Atlântica em viveiros do Estado do Espírito Santo. Monografia. Seropédica, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

- ROCHA, K.D.; CHAVES, L.F.C.; MARANGON, L.C.; LINS E SILVA, A.C.B. Caracterização da vegetação arbórea adulta em um fragmento de floresta atlântica, Igarassu, PE. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 3, n. 1, p. 35-4, 2008.

- ASSIS, A.M.; THOMAZ, L.D.; PEREIRA, O.J. Florística de um trecho de floresta de restinga no município de Guarapari, Espírito Santo, Brasil. Acta bot. bras., v. 18, n. 1, p. 191-201, 2004.

- MAGNANO, L.F.S. Gradiente Vegetacional e pedológico em floresta de restinga no Espírito Santo, Brasil. Dissertação. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2009.

- WORLD CONSERVATION MONITORING CENTRE. Pouteria peduncularis in IUCN Red List of Threatened Species. Disponivel em: <http://www.iucnredlist.org/details/35875/0>. Acesso em: 10/08/2011.

- PENNINGTON, T.D. Sapotaceae. Flora Neotropica, v. 52, n. 26, 1990.

Como citar

CNCFlora. Pouteria peduncularis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pouteria peduncularis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/09/2011 - 15:03:46